domingo, 8 de março de 2009

Clube dos Amadores de Pesca de Portugal






Trata-se de um clube fundado em 7 de Novembro de 1945 com um rico historial em parte ilustrado no seu site http://capp.no.sapo.pt/historial.htm de que subtraímos:
"Um núcleo de pescadores, entre os quais vou salientar os nomes de Jorge Brum do Canto, Prof. Arsénio Cordeiro, Artur Rodrigues, Alberto Lima Bastos, João Olavo Cruz, Mário Macedo, Engº. Seabra Cancela e muitos outros, fanáticos da pesca desportiva, resolveram juntar-se e formar o CAPP.
Era uma equipa de luxo, não só por haver poder económico e social, mas acima de tudo porque os ideais da maioria dos sócios eram muito semelhantes aos de hoje.
Já nesta altura se falava e praticava o hoje tão conhecido Catch and Release!
Nas actuais instalações o convívio era uma constante, e aí se faziam planos, se trocavam impressões sobre técnicas de pesca, se combinavam idas a concursos, se faziam acções de formação (como hoje se chamam)
."
O autor do texto, humildemente assume correr o risco de esquecer algumas personagens ou situações, porque a memória não é eterna, ressalvando que, dificlmente, alguém do actual CAPP possa executar este trabalho, pela simples razão de que os mais antigos já faleceram e os mais novos não tiveram a oportunidade de conhecer o Clube pois ainda não tinham nascido quando ele se formou.
A verdade é que Álvaro de Matos esteve juntamente com as personagens citadas envolvido no Clube dos Amadores de Pesca de Portugal e foi esquecido. Na Galeria Histórica do Clube é patente um registo fotográfico com um encontro de pesca no rio Almonda (Leiria, Fevereiro de 1954) onde podemos ver Álvaro de Matos com o seu inseparável e snob chapéu, quando todos se equipam de boina ou gorro.

Um dos elementos do CAPP a pescar na Zona de Sever do Vouga, a convite de Álvaro de Matos. Provavelmente no rio Alfusqueiro, mas também é de considerar a hipótese de ser no rio Vouga, frequentado pelo Dr. Álvaro na zona de Paradela, Pessegueiro do Vouga.

1 comentário:

  1. hoje falei com o fernando e ele disse-me que conhecia um senhor que conhecia o álvaro de matos

    ResponderEliminar