domingo, 8 de março de 2009

A Foto Sousa, pesca e Álvaro de Matos



A Foto Sousa foi a primeira casa comercial de fotografia a funcionar no concelho de Vale de Cambra. Fundada em 1911, por Augusto Tavares de Sousa, que inicialmente designou o estúdio por A. Tavares de Sousa - Fotógrafo. Provavelmente em 1926, mudou de instalações e passou a denominá-lo por Foto Progresso, mantendo-se esta designação até 1933. Nesse ano modifica, novamente, o nome do estúdio -Foto Sousa - e transfere as suas instalações para o lugar de Moradal, freguesia de Vila Chã.” In http://www.cm-valedecambra.pt/MVCWeb/listarColeccoes.do2



Para além de Augusto Tavares de Sousa, trabalharam nesta casa comercial que teve o apoio do Comendador Luiz Bernardo de Almeida, (na origem também da designação) os seus filhos Manuel Tavares de Sousa e Alberto Tavares de Sousa, que foram iniciados na arte pelo empregado do pai Augusto Hilário de Almeida, meu tio, e que viria a firmar estúdio prestigiado em S. Pedro do Sul.


O Alberto Sousa meu amigo e confidente com quem passei longas horas no Moradal e me ensinou todos os truques do preto e branco de quem conservo ampliador e máquina Yashica Professional para além de momentos memoráveis sobre a história concelhia de Vale de Cambra, foi-me pondo ao corrente da pesca que sempre se praticou em Vale de Cambra e que o irmão Manuel Sousa era aficionado. Muito embora nunca tenha pescado à mosca, o Sr. Manuel Sousa, irmão, acompanhou o Chiquinho Almeida, Dr. Álvaro Matos, Dr. Arnaldo e Dr. Ems Ribeiro de quem fez alguns registos.


Sem comentários:

Enviar um comentário