quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A Casa dos Ingleses


Segundo Adolfo Coutinho, em "Castelonenses ilustres" e a propósito de Joaquim de Bastos por alturas de 1889 os ingleses George Tait e Helena Tait, costumavam vir para a Gandra (onde surgirá Vale de Cambra), onde tinham boas relações de amizade com as casas fidalgas de Moradal, Solar de Areias e outras. Continuando a citar: O casal (George & Helena Tait) tinha um filho(Jeuf) e três filhas (Ruth, Margere e Joan). A filha Ruth casou com o senhor Unberto Jennings, Director da Casa Sandeman.


Os ingleses arrendaram uma casa na Gandra, conhecida como "casa das chaminés".


Em 1904 depois da morte do senhor George Tait, como a viúva gostava muito dos ares, mas não queria viver na casa da Gandra, alugaram uma parte do Solar de Areias. A outra parte era ocupada pelos seus proprietários, Joaquim Henriques Tavares de Bastos e D. Inácia.


Na Casa de Areias ainda hoje se denomina "sala dos ingleses" uma repartição do palacete.


Posteriormente, os ingleses arrendaram uma casa antiga, nas Ordens, que tinha sido a residência de Manuel Joaquim de Matos e duas irmãs solteiras.


Noutro passo, Adolfo Coutinho esclarece: Por volta de 1937, a casa foi alugada a uma família ligada ao negócio do Vinho do Porto.... A partir de então e durante muito tempo conhecida por "casa dos Ingleses", foi uma referência importante na freguesia de S. Pedro de Castelões, devido aos acontecimentos sociais ali vividos.


(...) Com a saída dos Jennings de Castelões, por volta de 1950, a "Casa dos Ingleses" foi ocupada pelo Dr. Armindo Ferreira de Matos e esposa D.Eugénia da Conceição Silva Moura e hoje é propriedade da filha destes, Maria Clara de Moura Ferreira de Matos, directora técnica da Farmácia Matos, casada com Eduardo António da Silva Melgueira.


A Farmácia Matos era antes propriedade do Dr. Álvaro Tavares de Matos, que a herdara de seu pai Camilo Tavares de Matos e que a 1 de Junho de 1929 vendeu ao Dr. Armindo Ferreira de Matos.


Sem comentários:

Enviar um comentário